simplee receita | panqueca de banana ❤

receita_de_panqueca_simplee_blog.jpg

É só olhar o instagram da Simplee para perceber o quanto eu gosto de tomar café da manhã. Acho a refeição mais gostosa do dia, a luz é linda e agradável e o cheiro de café é a melhor coisa do mundo. Então, mais do que um ritual, tomar café da manhã virou uma grande prioridade e na minha rotina. Acordo pelo menos 1h30 mais cedo, só para tomar um café bem demorado e gostoso (e quando não acordo 1h30 mais cedo eu atraso tudo mas não apresso meu café haha).

Na maioria das fotos que eu tiro dos cafés da manhã a panqueca aparece como protagonista. De tão prática e rápida, teve uma época que eu comia panqueca todo dia, mas atualmente eu resolvi guardar ela para os finais de semana e para as ocasiões especiais, mas dependendo, se estiver com muita vontade ou com muitas bananas maduras passando do ponto, faço durante a semana também.

Sempre que eu menciono que como panqueca regularmente, as pessoas me perguntam a receita. Mas nunca consegui passar pois a verdade é que eu sempre fiz de olho e vou variando a receita conforme o que eu tenho disponível em casa. E de tanto perguntarem, resolvi escrever uma receita-base:

Panqueca de banana [versão "gorda" - rende duas panquecas médias ou uma grande]

Ingredientes:

  • 1 banana

  • 1 ovo

  • 1 copo americano de farinha

  • 2 col. de sopa de açucar (se a banana está madura, costumo nem colocar)

  • 1 col. de sobremesa de fermento em pó

  • 2 col. de chá de canela em pó

  • + ou - 1/3 de copo americano de água

  • óleo de coco para fritar

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, amassar a banana com um garfo.

  2. Acrescentar o ovo e mexer

  3. Acrescentar o açucar, a canela e a farinha. Mexer.

  4. Vá acrescentando água aos poucos até que a massa adquira textura.

  5. Acrescente o fermento e mexa o suficiente até que ele seja todo incorporado à massa.

  6. Untar uma frigideira antiaderente com óleo de coco, colocar em fogo baixo e despejar metade da massa na frigideira. Tampe e deixe por alguns minutos até que a massa esteja firme o bastante para virar (+ ou - 2 min).

  7. Vire a panqueca com a ajuda de uma espátula, tampar e deixar por mais 1 min. Se preferir, pode desligar o fogo assim que colocar a massa e deixar a massa cozinhar com o calor da frigideira enquanto você faz outra coisa ou coloca a mesa.

  8. Caso não vá servir imediatamente, ao retirar do fogo, coloque a panqueca em uma grade de confeiteiro (eu uso o descanso de panela de metal que eu tenho aqui) para ela não "suar” no prato.

E pronto! Eu gosto de comer com mel, com doce de leite, com morango, ou pura mesmo, porque ela é uma delícia. Como eu disse, essa é a versão para quem não está de dieta/não tem restrições alimentares. Eu costumo substituir a farinha branca por farinha de aveia ou farinha integral. Dá para usar aveia em flocos finos, dá para fazer sem ovo (misturando bem a banana com a aveia e untando bem a frigideira), dá para acrescentar cacau, chia, nozes, enfim, o que você quiser. Como toda receita, dá para testar e inventar muita coisa. A gente já fez até uma variação com maçã ralada, que fica muito muito boa. E também já usamos beterraba, que fica com uma cor linda.

receita_de_panqueca_simplee_blog_2.jpg

Espero que quem leia esse post se anime a fazer a panqueca e que essa delícia possa também fazer parte do seu ritual da manhã.