simplee receita | abóbora picante vegana | #usaoquetem

abóbora picante acompanhada de quinoa e bolinhos de arroz

abóbora picante acompanhada de quinoa e bolinhos de arroz

Comida é tudo (ou quase) para mim. E assim como muita gente, planejo minha rotina em torno das refeições. Seja para comemorar alguma coisa, reunir amigos ou dar um passeio, pode apostar que eu estou pensando em comida no meio de tudo isso.

Este ano resolvi assumir esse protagonismo que as refeições têm na minha rotina e incluir as comidas no conjunto de coisas que eu faço. Pois mesmo quando a vida está corrida e eu não estou produzindo cestos ou acessórios, eu não deixo de comer ou pensar em comida. E já que aqui na Simplee eu compartilho várias partes da minha vida e do que eu sou, nada mais natural do que falar (mais) explicitamente sobre comida também.

meu pratinho momentos antes de ser devorado

meu pratinho momentos antes de ser devorado

Como estou em recesso de final/início de ano, estou tendo o prazer de ficar mais tempo em casa e além de colocar leituras e pendências em dia, estou cozinhando (ou observando o meu companheiro, que cozinha mais do que eu, cozinhar).

Hoje, por exemplo, preparei o almoço no melhor estilo #usaoquetem. Olhei a geladeira e com umas inspirações vistas recentemente no instagram, fui pegando o que tinha e montando o cardápio na minha cabeça. O arroz integral que sobrou de ontem e queimou um pouco virou bolinho de arroz com cenoura e a abóbora cabotiá virou a minha abóbora picante, que vou compartilhar a receita aqui. Além disso, fiz um pouco de quinoa para acompanhar.

Mas vamos ao que interessa: a abóbora.

Ingredientes:

  • 1/4 de abóbora cabotiá descascada, sem sementes e cortada em cubos.

  • um pedacinho de gengibre ralado

  • 1/2 cebola picadinha

  • 1 dente de alho pequeno picado

  • 1 colher de sopa de azeite (aproximadamente) para dourar a cebola e o alho

  • 1 colher de sopa de páprica picante

  • 100g de extrato de tomate (aproximadamente)

  • 1/4 de uma garrafinha de leite de coco

  • sal a gosto

  • pimenta do reino a gosto

  • molho de pimenta a gosto (usei um a base de tomate e pimenta dedo de moça que a minha mãe faz)

  • cebolinha a gosto para finalizar

Modo de preparo:

Comece picando a abóbora e reservando-as em um pote. Cobrir os pedaços de abóbora com água e reserve. Em uma panela de ferro já aquecida, juntei o azeite, a cebola e o alho até dourar. Manter o fogo baixo e adicionar então o gengibre, o sal, a pimenta do reino (eu uso um moedor daqueles de madeira, então não sei especificar exatamente o quanto vai) e por último, a páprica picante. Mexer bem com uma colher de pau e depois adicionar o extrato de tomate.

lembrei de tirar foto somente nesta etapa, logo após acrescentar o leite de coco.

lembrei de tirar foto somente nesta etapa, logo após acrescentar o leite de coco.

Mexer até todos os ingredientes ficarem misturados. Junte a abóbora e pouco mais que a metade da água que estava no recipiente. Acrescente o molho de pimenta (opcional) e mexa para que a abóbora se misture com os demais ingredientes e depois acrescente o leite de coco. Mexa mais um pouco e tampe a panela mantendo o fogo baixo por cerca de 15 a 20 minutos ou até que a abóbora esteja macia. Cuide para que ela não passe do ponto e venha a desmanchar. Acrescente a cebolinha, tampe novamente e apague o forgo até a hora de servir.

sempre que compro cebolinha e/ou salsinha, eu lavo, corto tudo, coloco em um pote e congelo. Assim, vou usando os temperos aos poucos.

sempre que compro cebolinha e/ou salsinha, eu lavo, corto tudo, coloco em um pote e congelo. Assim, vou usando os temperos aos poucos.

Gosto de receitas e fotos assim: rápidas. Gosto de registrar mas sem que isso tome muito meu tempo e faça eu perder o momento ou o meu prato esfriar. E hoje eu fiquei tão feliz com o resultado tanto da comida como do registro, que logo passei as fotos para o computador e comecei a escrever.

Receitas_Abóbora_Vegan_Blog_Simplee_7.jpg

É bom que a gente atente para as coisas que nos colocam em movimento desta forma. É o que a comida e o compartilhar as coisas sempre fazem comigo. Espero que a simples ação de fazer o almoço hoje possa colocar outras pessoas em algum tipo de movimento também.